PROJETOS
-
PESQUISA: A CSS BRASILEIRA COM MOÇAMBIQUE, GUINÉ-BISSAU E SENEGAL: DISCURSOS, PRÁTICAS E PERCEPÇÕES NO CAMPO DA ALIMENTAÇÃO
Objetivo: Analisar as práticas de CSS do Brasil no campo da alimentação com três países africanos: Moçambique, Guiné-Bissau e Senegal. Esta pesquisa analisa as práticas de cooperação sul-sul do Brasil no campo da alimentação com três países africanos: Moçambique, Guiné-Bissau e Senegal.
-
UBUNTU: CONHECENDO A AFRICA
Objetivo: Elaborar uma cartilha para apresentar a complexidade da realidade africana atual a partir de um olhar afastado dos tipos que habitualmente envolvem a África.
-
CARTOGRAFIA TEMÁTICA DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA
Objetivo: Produzir um Atlas da Política Externa Brasileira que analise o panorama da política externa brasileira contemporânea em uma perspectiva que aglutine, de modo didático, os principais temas relativos à inserção do país no sistema internacional. Por suas dimensões continentais o Brasil tende a ser um país mais voltado para dentro. Em vista da grande extensão territorial, o país apresenta uma relevante diversidade entre suas regiões, o que torna o estudo das diferenças regionais em variadas dimensões um atrativo objeto de estudo de um país que é um mundo em si mesmo.

-
PESQUISA: RELAÇÕES INTERNACIONAIS NA AMÉRICA LATINA
O objetivo desse projeto é discutir o estado contemporâneo das Relações Internacionais na América Latina. Buscando problematizar conceitos ocorridos no pós-segunda guerra tais como – direitos humanos, migrações, disputas territoriais e terrorismo – essa pesquisa visa demonstrar as correntes mais importantes do pensamento político latino-americano desde então. Assim, serão contempladas desde teorias como desenvolvimentismo e dependência aos impactos da redemocratização e da implementação do neoliberalismo, resultando em novos modelos de organização e participação política. Dessa maneira, buscaremos debater o lugar da América Latina na ordem internacional contemporânea, considerando alguns dos temas mais clássicos da disciplina.
-
PROJETO DE ENSINO: O PRESIDENCIALISMO LATINO-AMERICANO EM PERSPECTIVA COMPARADA
O presente projeto tem como objetivo fornecer subsídios teóricos e analíticos aos alunos com o intuito de compreender a realidade política latino-americana contemporânea, pensando suas crises políticas e quedas presidenciais de maneira comparada. Buscaremos o entendimento dos fenômenos comuns aos países da região através da política comparada, apresentando os conceitos e o funcionamento das principais instituições políticas latino-americanas, bem como procurando entender a maneira que a democracia e o Estado se estruturam na região.
-
ESTUDOS DE POLÍTICA EXTERNA EM PERSPECTIVA COMPARADA
Objetivo: analisar as transformações introduzidas pelos processos de integração regional e como elas impactaram na arena política regional, mapeando as estratégias de integração regional existentes na América Latina e identificando os grupos domésticos que dão suporte ou se opõem às estratégias predominantes.
-
NOVOS CAMINHOS PARA A INTEGRAÇÃO NA AMÉRICA LATINA
O objetivo dessa linha consiste em analisar as transformações introduzidas pelos processos de integração regional e como elas impactaram na arena política regional, mapeando as estratégias de integração regional existentes na América Latina e identificando os grupos domésticos que dão suporte ou se opõem às estratégias predominantes.
-
A TRANSIÇÃO DOS MODELOS ECONÔMICOS E POLÍTICOS NA AMÉRICA LATINA NO PÓS-GUERRA.
O objetivo dessa linha é analisar as mudanças na transição do modelo desenvolvimentista para o modelo neoliberal e posteriormente, para o chamado neodesenvolvimentismo, analisando temas como as chamadas “teorias da modernização”; “Teoria da dependência”, “Teologia da Libertação”, entre outros. Assim, buscaremos mapear e avaliar criticamente as teorias e os conceitos utilizados para analisar os fenômenos estudados, em particular aqueles tratados pela Ciência Política e pelas Relações Internacionais.
-
ANÁLISE DO DISCURSO
Objetivo: explorar as principais linhas da política externa brasileira utilizando a análise do discurso como recurso metodológico ou meio de obtenção dos parâmetros para a análise da atuação internacional brasileira.
-
DEMOCRATIZAÇÃO DA PEB
Objetivo: Analisar as relações entre a condução da PEB e novos atores para além do MRE e do Itamaraty.
-
A POLITIZAÇÃO DAS AGENDAS DE POLÍTICA EXTERNA NA AMÉRICA LATINA.
Nessa linha, buscaremos identificar os legados históricos dos países analisados e as transformações ocorridas em suas instituições políticas, identificando as mudanças na arena política e seus impactos sobre a politização da agenda externa dos países da América Latina.
ATORES E AGENDAS DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA:
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO E DIREITOS HUMANOS:
RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA AMÉRICA LATINA:
Relatorio de pesquisa: Cooperação SUL-SUL Brasil– África no Campo Da Alimentação (Setor Público)
Resumo: Este relatório compõe a última etapa do processo de pesquisa no tema de agricultura e segurança alimentar na Cooperação Sul-Sul entre Brasil e África, no setor público, desenvolvida pelo grupo de pesquisa GRISUL. Neste será apresentada a teoria base utilizada, métodos e resultados; a proposta do projeto é ampliar a discussão a cerca do tema e fornecer ferramentas que fomentem novas pesquisas na área de Relações Internacionais e Ciência Política. Os questionamentos oriundos dessa breve discussão poderão resultar em novas pesquisas, desta forma o último tópico deste documento trará possibilidades de perguntas para desenvolvimento não só de textos, mas também de imagens, como a cartografia temática. O foco dado neste momento foi às relações dos governos brasileiros e africanos, e ainda de outros países no processo de consolidação da Cooperação Sul-Sul por vias bilaterais e triangulares.
Relatorio de pesquisa: Cooperação SUL-SUL Brasil– África no Campo Da Alimentação (Sociedade / Movimentos Sociais)
Resumo: A pesquisa foi iniciada com o propósito da construção de um material de pesquisa conjunta, o qual analisaria a relação de cooperação entre o Brasil e países africanos, pelo setor público, privado e das organizações sociais. Cabendo aqui a perspectiva social, de forma que fosse mapeado movimentos sociais e organizações não governamentais atuantes no continente, os quais abordassem o tema da alimentação, agricultura, pesca e meio ambiente.Apresentando o braço social da pesquisa, pôde-se entrar em contato com a veia menos estrutural e mais orgânica do estudo, de tal maneira a ressaltar o micro, e sair da esfera macro, destacar e analisar o impacto para com os indivíduos das ações de agentes institucionais mais tradicionais, como empresas e governos, apontando qual impacto dos atores de maior visibilidade (esfera governamental e empresarial) na vida cotidiana, para além de ressaltar a reação às tais medidas, quantificando protestos, e outros tipos de movimentos que refletissem um incomodo.
